terça-feira, 16 de outubro de 2012

O SENHOR DAS ÁGUAS - UNIDADE XI - CAPÍTULO 6 - PARTE - 4


Mouzon chegou logo depois da ligação.

Felipe estava sentado num dos bancos de cimento que ficavam no calçadão da praia. Solitário, contemplativo.

– Não consegui falar mais com você... – disse Mouzon, calmo, sentando-se bem ao seu lado, e sem fitá-lo, como se quisesse disfarçar que o conhecia, embora esta não fosse sua intenção. Passou a olhar para o mar sem fim, igualmente num silêncio hermético. – Eu queria que você fosse me encontrar na sede da Folha da Tarde...

– O que aconteceu?

– Muita coisa...

– Acabei de destruir o meu celular...

– Porque você fez isso?

– Porque eu quero destruir tudo o que atrapalhe a minha liberdade.

– Garoto, estou começando a ficar preocupado com você, sabia?

– Não perca o seu tempo com isso...

– É sério, rapaz. Dentro de pouco mais de uma semana, sua licença termina...

– Não vou voltar pro Exército, Mouzon...

– O quê?!...

– Nem adianta tentar me dar lição de moral...

– Eu até posso compreender os seus motivos, mas você não vai consertar o mundo...

– E quem te disse qu’eu quero consertar o mundo?... – Mouzon balançou a cabeça, lamentando o estado do seu amigo, porém Felipe justificou-se antes que o delegado pudesse corrigi-lo. – Trata-se de uma questão de limpeza somente...

– Felipe! Você não é mais nenhum adolescente! – advertiu o delegado em tom de reproche. – Desculpe-me ser tão franco com você, mas você está agindo como um menino mimado, que acaba de perder seu brinquedo pra outro garoto mais forte, e não vê alternativa senão chorar! Todo mundo tem perdas na vida, e é nesta hora que temos de aproveitar a lição e crescer... A revolta, num primeiro momento, é benéfica, mas porque ela nos dá gana de reagir, não nos serve de nada se ficarmos agindo como um rebelde sem causa, que passa a punir o mundo por uma derrota natural, que acontece a todo mundo...

– Mouzon, eu não sabia que você era filósofo.

– Deixe de criancice, Felipe! Sabe o que vai te acontecer se não voltar dentro de uma semana pra sua unidade?...

– Serei acusado de deserção.   

– Pior, Felipe! Você vai ser processado e vai perder tudo o que lhe resta...

– O que me resta?

– Sua dignidade.

– Esta já perdeu o valor há muito tempo, Mouzon.

– Pode ser. Mas nós estamos aqui pra não deixar a peteca cair...

– Você talvez ainda tenha esta ilusão, eu não tenho mais!

– Tá certo, Felipe. Queres te suicidar, vai em frente. Eu não vou mais bancar o pai pra você...

– Obrigado. Isso é comovente.
 
          – Você tem o seu livre arbítrio. Aconteça o que acontecer, você vai pagar pelos seus atos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário